O YouTube Kids, app do Google voltado para o público infantil, está sendo acusado de oferecer anúncios publicitários que incentivam a má alimentação. A plataforma, que apresenta às crianças um conteúdo seguro para sua classificação etária e pode ser usado sem o auxílio de adultos, estaria exibindo vídeos promocionais de produtos como chocolates e refrigerantes, incentivando o consumo desse tipo de alimentos.
“Longe de ser um lugar seguro para as crianças, o YouTube Kids é inundado com alimentos e bebidas de marketing que você não vai encontrar em outras plataformas de mídia para crianças”, acusa Josh Golin, que lidera uma campanha para que esse tipo de propaganda seja restringido.
O Google afirma que todos os anúncios veiculados no app para as crianças são aprovados previamente por uma equipe da companhia, garantindo que eles respeitem as normas, que proíbem anúncios que mostram alimentos e bebidas. No entanto, capturas de tela enviadas ao órgão que controla a publicidade nos Estados Unidos mostram o contrário.
“O aplicativo contém uma grande variedade de conteúdo, incluindo vídeos com temas relacionados com os alimentos, mas estes não são anúncios pagos”, justifica um porta-voz do YouTube.
Via Wired