YouTube ganha seu próprio concorrente para o WhatsApp

Renato Santino11/05/2016 21h04, atualizada em 11/05/2016 21h10

20160426181352

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A surpresa do dia: o YouTube vai ganhar um recurso que permite que ele funcione como um serviço de chat, não muito diferente do WhatsApp ou do Facebook Messenger. Por enquanto, a novidade está apenas em fase de testes dentro do aplicativo móvel do serviço de vídeos.

Como relata a Wired, a ideia é ter um um recurso de “compartilhamento nativo”, que, na prática, permite enviar vídeos para seus amigos e comentá-los em uma janela privada de conversa. Isso não impede, claro, que você discuta a vida, o universo e tudo mais no serviço de chat do YouTube.

Ao enviar uma mensagem, os seus amigos podem responder com texto ou enviar outro vídeo. Há também um botãozinho de coração para demonstrar aprovação de alguma publicação. Não há muito mais possibilidades, já que não é possível enviar imagens ou algo como stickers; a ideia é realmente destacar os vídeos do YouTube.

Reprodução

Na prática, não é muito diferente do que fez o Instagram. O aplicativo do Facebook é primariamente um serviço de publicação de imagens, mas permite que os usuários compartilhem imagens entre si e troquem mensagens, embora o recurso não seja o maior destaque do aplicativo.

Ao incluir esta ferramenta dentro do serviço, o YouTube provavelmente planeja um futuro em que você não precisa mais deixar o aplicativo. É comum que as pessoas compartilhem vídeos do site de forma privada pelo Messenger do Facebook, ou pelo WhatsApp. No entanto, para o Google, o ideal é dar o mínimo de brecha possível para que a audiência escape para serviços de outras empresas.

A questão que fica é quando este recurso será liberado para o restante do público. Atualmente, ele está disponível para um número limitado de pessoas, que podem convidar amigos chamando-os para conversar pelo aplicativo.

Via Wired

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital