Depois de quase quatro anos, o Youtube Gaming encerra suas atividades no dia 30 de maio. Já havia sido anunciado que a plataforma seria desligada, e a data original era em março, mas só agora a mudança irá acontecer de fato. Os visitantes passam a ser direcionados para um serviço integrado no aplicativo principal do Youtube, que recebeu um hub focado em jogos para substituir a antiga ferramenta.

Em sua página de suporte no Google, o YouTube informa que enviar visitantes para a plataforma principal tornaria mais fácil para os fãs de jogos se conectarem. “Queremos continuar construindo uma casa mais forte para a comunidade de jogos que prospera no YouTube, não apenas no aplicativo YouTube Gaming”, disse a empresa. A rede sugere que os usuários mesclem as assinaturas dos serviços, embora as pessoas aparentemente percam a lista de jogos que salvaram.

A rede de compartilhamento de vídeos promoveu o espaço para jogos em 2015 como uma maneira de melhorar a experiência da transmissão ao vivo, além de ser um testbed para recursos como associações ao canal e um modo escuro. Mas, de acordo com a empresa, a maioria dos usuários ainda assistia a vídeos de jogos no aplicativo principal, e muitos nem entendiam o que era o YouTube Gaming.

O site dedicado tinha uma aparência diferente do restante do YouTube, atendendo principalmente aos fãs de PC e consoles. O site tentou destacar as novas personalidades e muitas vezes experimentou novos recursos. Os algoritmos de recomendação do YouTube destacaram seus vídeos em todo o site e levaram mais espectadores a descobrir seu trabalho. No entanto, o Twitch continua a dominar o mercado de livestreaming, de acordo com dados compilados pela empresa de análise de jogos Newzoo.

 

Via: The Verge