ATUALIZAÇÃO: ver abaixo
Pela primeira vez desde 2011, o YouTube ficou indisponível para diversos usuários do mundo. Pessoas que tentavam acessar o site de vídeos eram recebidas com uma mensagem de erro 502 (o servidor não era capaz de atender à solicitação).
Por enquanto, a empresa ainda não se pronunciou sobre o motivo da falha. Da última vez que isso aconteceu, o Youtube se manifestou por meio do Twitter; desta vez, por outro lado, nada foi dito. Diversos usuários, no entanto, reclamaram da falha na rede social.
Ok. It looks like youtube is down for most people. We should all huddle together. Everything will be ok I promise.
— Stampy Cat (@stampylongnose) 22 de junho de 2016
Fui entrar no @YouTube e estava fora =O
Se o Google ficasse fora do ar, seria pior que desligar nosso Santos Dumont pic.twitter.com/lrP5juc0ow— Renato Ventura (@Renato_lobito) 22 de junho de 2016
Caramba, youtube tá fora do ar
— João Paulo (@Avonts_memo) 22 de junho de 2016
Erros 502 podem ser causados por sobrecarga ou defeito dos servidores. Em geral, basta que o usuário espere alguns minutos e tente acessar o site novamente. Em alguns casos mais graves, pode tratar-se de um bug no servidor, ou mesmo de um ataque DDoS.
Não parece ser o caso dessa vez, no entanto. O The Next Web pode confirmar que o Youtube não chegou a sair do ar na Índia, por exemplo, e voltou ao ar pouco depois nos Estados Unidos. No Brasil, o site já está funcionando normalmente.
Atualização às 11h52: O Youtube enviou ao Olhar Digital um posicionamento sobre a situação. A nota do site é replicada abaixo:
“Durante um procedimento de rotina de engenharia, o YouTube ficou fora do ar por aproximadamente 15 minutos. O problema já foi resolvido e o YouTube está funcionando normalmente”.