O Snapchat inovou com o formato Stories, com a chegada de fotos e vídeos efêmeros que desaparecem após 24 horas. O Facebook gostou da ideia e adotou o formato em todos os seus principais aplicativos. Agora é a vez do YouTube abraçar esse recurso.
A visão do YouTube de como os Stories devem ser é um pouco diferente do que existem em outras redes sociais. As publicações poderão permanecer no ar por um período indefinido de tempo e também será possível criar múltiplas conjuntos de publicações. Para comparação, no Instagram, por exemplo, é possível postar um número ilimitado de vezes dentro de uma mesma História, mas no YouTube será possível dividir as publicações em diferentes temas.
No YouTube, no entanto, essa função se chamará “Momentos” (ou “Reels” no exterior), e terão um espaço bem delimitado dentro do serviço. Primeiro, esse recurso será liberado apenas para canais com pelo menos 10 mil assinantes; segundo, o YouTube informa que nem todo mundo verá uma barra de publicações de Momentos persistente como no Instagram. Segundo a empresa, apenas os usuários que interagirem com esse tipo de publicação poderão vê-las na sua página principal de recomendações.
Há tempos o site de vídeos tenta oferecer uma experiência um pouco mais social, permitindo que criadores de conteúdo e seus fãs se comuniquem de forma mais direta. A introdução de uma função Stories é parte dessa estratégia.
Por enquanto, os Momentos estão em teste apenas com um grupo limitado de produtores parceiros do YouTube. A empresa ainda não informa quando pretende liberar o recurso de forma mais ampla.