O YouTube está adicionando mais formas para os criadores de vídeo ganharem dinheiro, à medida que a empresa e seus usuários trabalham para se tornar menos dependentes de ofertas de publicidade. Os novos recursos incluem mais opções de assinatura, parceiros adicionais na venda de mercadorias e outra maneira de receber dicas durante transmissões ao vivo. Recursos como esses podem aliviar as preocupações sobre o “desaparecimento” de anunciantes, como ocasionalmente acontece em meio a eventos controversos.
Como parte de seus esforços, o YouTube está adicionando novos parceiros comerciais com os quais os criadores poderão trabalhar. Agora, os criadores de conteúdo que fazem parceria com a Crowdmade, a DFTBA, a Fanjoy, a Represent e a Rooster Teeth poderão incorporar uma caixa abaixo de seus vídeos, na qual os espectadores poderão navegar pelos produtos que oferecem.
Um dos recursos em particular já tem trazido resultados visíveis, o Super Chat. Esse é um serviço que permite aos espectadores pagar para fixar comentários em transmissões ao vivo – tem sido uma fonte crescente de receita para criadores desde seu lançamento em 2017. Durante uma apresentação na VidCon hoje, o YouTube anunciou mais de 90.000 canais use Super Chat, com alguns streams chegando a arrecadar mais de US $ 400 por minuto.
Além dele, a plataforma está adicionando um novo recurso de bate-papo chamado Super Stickers, que os fãs podem comprar durante eventos ao vivo e estreias para mostrar apreciação por seus criadores favoritos. Quando comprado, um grande adesivo animado aparecerá no bate-papo.
O crescimento dessas ferramentas é uma maneira promissora de os criadores ganharem dinheiro diretamente dos fãs, em vez de usarem dinheiro publicitário, mas isso não é isento de problemas. No passado, o Super Chat especificamente foi uma forma de os espectadores espalharem ideologias odiosas pagando para que seus comentários sejam priorizados e para que os criadores lucrem com isso. A empresa ainda disse que está elaborando uma solução.
Mohan diz que ele e sua equipe ainda estão buscando maneiras de criar oportunidades para mais criadores, além de refinar as opções atuais. Mas essas novas adições, diz ele, são expansões de recursos que já provaram ser um sucesso. “Esses novos produtos não são alguns pequenos experimentos”, diz ele.
Via: The Verge