Em evento realizado nesta segunda-feira, 19, a Xiaomi surpreendeu ao apresentar o Ninebot mini, um veículo individual de duas rodas. Anunciado pelos chineses como “novo membro do Ecossistema Mi”, o Ninebot mini é considerado uma scooter.
Ele chega à velocidade de 16 km/h e roda 22 km com uma única carga. A direção é feita pelos movimentos do corpo (inclinando para andar, frear ou virar), mas as preferências e uma série de configurações do dispositivos são realizadas através de um aplicativo para smartphone.
É possível encarar subidas de até 15º com o Ninebot mini e, graças ao seu tamanho e ao peso de 12,8 kg, dá para carregá-lo no porta-malas do carro.
Ninebot mini: Xiaomi’s two-wheel self-balancing scooter in collaboration with Segway, 22km in one charge @ 1999 RMB! pic.twitter.com/Wm2BTXCrEV
— Hugo Barra (@hbarra) 19 outubro 2015
O produto é resultado de uma manobra de mercado que começou um ano atrás, quando a Xiaomi fez um aporte financeiro na Ninebot, uma das empresas que brigava na Justiça com a Segway por causa de problemas sobre patente. Em abril, a Ninebot encerrou a disputa comprando a Segway – graças ao dinheiro que tinha recebido da Xiaomi.
No anúncio, a chinesa chegou a fazer comparações diretas entre o Ninebot mini e o Segway, apontando que o produto rival é mais caro, maior e mais pesado.
Posted by MIUI ROM on Monday, October 19, 2015
O Ninebot mini será vendido por 1.999 yuans (R$ 1,2 mil); há também um kit de segurança que poderá ser adquirido por 169 yuans (R$ 104) e inclui joelheiras, cotoveleiras, capacete e munhequeiras.