Um celular sem entalhes (ou notch, se preferir) parece ser o próximo grande objetivo das fabricantes de smartphones. E a Xiaomi e a Oppo estão concentradas nesse objetivo: as marcas acabam de apresentar modelos que têm a câmera frontal escondida embaixo da tela.
Chegou a Oppo
A Oppo foi a primeira a mostrar no Twitter como seria a nova tecnologia. No vídeo a seguir, em apenas 15 segundos, a tela do aplicativo da câmera, quando ele é acionado, fica com uma faixa preta na parte superior, o que indica quando a câmera está ativada e pronta para registrar imagens.
For those seeking the perfect, notchless smartphone screen experience – prepare to be amazed. 📲
You are taking a very first look at our under-display selfie camera technology. RT! 🤯 pic.twitter.com/FrqB6RiJaY
— OPPO (@oppo) 3 de junho de 2019
O tuíte acompanha um texto que explica a funcionalidade. “Quem procura a experiência de tela perfeita, sem entalhe, prepare-se para ser surpreendido. Você está vendo, pela primeira vez, nossa tecnologia de câmera sob a tela”.
Pelo vídeo não é possível identificar qual é o aparelho, já que a Oppo cobre metade do smartphone.
Agora é a vez da Xiaomi
Apenas alguns minutos depois de a Oppo anunciar o modelo, a Xiaomi publicou um vídeo no Twitter de um Mi 9 também sem entalhe. Lin Bin, presidente da empresa, postou o vídeo primeiramente na rede social Weibo. A publicação compara o Mi 9 com entalhe e a nova versão, sem.
Do you want a sneak peek at the future? Here you go…introducing you to Under-Display Camera technology!#Xiaomi #InnovationForEveryone pic.twitter.com/d2HL6FHkh1
— Xiaomi #5GIsHere (@Xiaomi) 3 de junho de 2019
Não está claro como a tecnologia da Xiaomi funciona, mas, segundo o site The Phone Talks, a empresa submeteu uma patente com a funcionalidade. De acordo com ela, o smartphone usa duas telas alternantes para permitir que a luz passe pelo sensor da câmera.
Para os mais ansiosos, apesar de os celulares parecerem funcionais, eles ainda estão em estágio de protótipo. E, infelizmente, ainda não existe previsão de lançamento de nenhum deles no mercado.
Via: The Verge / Xataka Android