Widgets personalizados do iOS 14 viram febre no TikTok e Instagram

Vídeos curtos mostrando telas iniciais personalizadas e ensinando como criá-las têm se popularizado rapidamente
Vinicius Szafran23/09/2020 21h53, atualizada em 23/09/2020 22h02

20200923064430

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A parte mais interessante do iOS 14 não é exibir vídeos no modo picture-in-picture ou a biblioteca de aplicativos, e sim os widgets. Em vez dos antiquados ícones de aplicativos, a nova onda de widgets permite incrementar sua página inicial com qualquer coisa, desde notas personalizadas a astronomia e boletins meteorológicos.

Dispositivos Android contam com essa função há anos, mas sua chegada repentina ao iOS criou uma espécie de corrida do ouro, com usuários combinando-as em layouts personalizados que podem ser ajustados, compartilhados e até vendidos.

As novas opções também transformaram um pequeno utilitário chamado Widgetsmith em um surpreendente sucesso, com mais de dois milhões de downloads em uma semana, segundo a CNBC. O app não é necessário para layouts, mas suas diversas opções de widgets customizados oferecem mais controle aos usuários. Além disso, tornou-se a ferramenta preferida para os vídeos tutoriais de layout, aumentando sua popularidade.

Com essa ferramenta, cada layout é único e cheio de personalidade. Um usuário criou o tema “Club Penguin” usando o Widgetsmith e a ferramenta Atalhos da Apple, fazendo sua tela inicial parecer e funcionar da mesma forma que o extinto jogo. Existem telas iniciais baseadas em “Star Wars”, “Marvel” e muitas outras.

Reprodução

Widgets fazem sucesso no iOS 14. Imagem: Reprodução/Apple Insider

Independentemente do tema escolhido, você pode personalizar sua tela principal com usando personagens como ícones e até mesmo colocando GIFs no papel de parede ou na tela de bloqueio. O Olhar Digital já fez um tutorial sobre widgets personalizados, que você pode encontrar aqui.

Alguns layouts fazem tanto sucesso que podem se tornar pagos. Já existem empresas vendendo pacotes de layouts do iOS 14 por US$ 5 (R$ 28 em conversão direta), como a En Flique Creative, agência de marketing digital, fornecendo um design diferente para pessoas que não querem ou não conseguem criar o seu próprio.

Compartilhar esses designs virou uma sensação em plataformas como o TikTok e Instagram, até mesmo com novas contas dedicadas inteiramente a esses tutoriais. A hashtag #ios14tutorial no aplicativo da ByteDance já tem quase 20 milhões de visualizações.

É difícil prever quanto tempo a moda vai durar ou por quanto tempo os usuários aguentarão manter telas iniciais complicadas e cheias de detalhes. Porém, com os sistemas operacionais se acomodando e criando mais do mesmo, há um forte apelo por uma tela inicial diferente de todas as outras.

Via: The Verge

Vinicius Szafran
Colaboração para o Olhar Digital

Vinicius Szafran é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital