O programa de pagamento do WhatsApp pode finalmente sair da fase de testes na Índia. O diretor global, Will CathCart, falou em um evento em Nova Dehli que o serviço deve ser lançado “em todo país ainda este ano, após cumprir regulamentos”.
A empresa iniciou os testes do “WhatsApp Pay” na Índia em fevereiro e, em junho, já tinha atingido 1 milhão de usuários experimentando o serviço.
O WhatsApp utiliza uma tecnologia local batizada de Unified Payment Interface (UPI), ou “Interface Unificada de Pagamentos”, em tradução livre. Basta o usuário conectar o aplicativo de mensagens à sua conta bancária para conseguir enviar ou receber pagamentos de seus contatos. O aplicativo em si serve apenas como um meio de transferência, sem armazenar nenhum dinheiro do usuário.
O objetivo do WhatsApp com esse programa é expandir sua atuação em países emergentes e permitir que indianos em outros países possam transferir dinheiro para suas famílias de forma fácil. Porém, a Índia não está totalmente de acordo com o lançamento do recurso e a empresa tem enfrentado desafios para colocar o pagamento em prática.
No momento, CathCart quer se reunir com funcionários do Banco da Reserva da Índia (RBI) e do Conselho Nacional de Pagamentos da Índia (NPCI) para resolver as diferenças remanescentes e lançar o serviço de pagamento.
Se o “WhatsApp Pay” for bem sucedido na Índia, a intenção é que ele se espalhe para outros países. Mark Zuckerberg disse no início do ano que planeja levar o seu sistema de pagamentos móveis para mais países do mundo ainda em 2019, inclusive no Brasil.
Fonte: TNW