Ao que parece, o WhatsApp finalmente tem um plano para começar a gerar receita. A empresa anunciou recentemente três vagas de emprego relacionadas a produtos empresariais que, por enquanto seu aplicativo ainda não oferece, e que estariam relacionados a “monetização”.
Foram postadas uma vaga para gerente de produto (“para liderar o desenvolvimento de produtos nos nossos esforços de monetização”, segundo o anúncio), uma para gerente de marketing de produto (que seria responsável por explicar esse produto aos usuários e clientes), e uma para o cargo de “comunicação para negócios” (que ajudaria as empresas e a imprensa a entenderem a novidade).
Segundo o Recode, uma fonte com conhecimento da estratégia da empresa informou que o aplicativo está focado em criar algo para mercados emergentes, como o Brasil e a Índia, onde o WhatsApp é bastante popular. As vagas de emprego mencionam que experiência com esses mercados será considerado um diferencial (mas nenhuma delas é para trabalhar no Brasil).
Outras carcterísticas citadas como desejáveis para os candidatos a essas vagas são experiência em mecanismos de busca e de pagamentos, o que surge como mais um indício de que o app pode desenvolver algum recurso que permita o envio de dinheiro. O Recode entrou em contato com o WhatsApp para saber mais sobre os planos da empresa, mas ela se negou a comentar.
Embora o Facebook – que comprou o WhatsApp em 2014 por US$ 16 bilhões – já tenha mencionado que não pretende ganhar dinheiro com o aplicativo, o WhatsApp vem ensaiando há bastante tempo para lançar um serviço que lhe permita gerar receita. Entre o Messenger e o WhatsApp, a empresa já processa mais de 60 bilhões de mensagens por dia, e o Messenger já está mais perto de ganhar dinheiro.