Depois de alguns meses de espera, finalmente o Allo está disponível para todos os interessados. O aplicativo do Google é mais uma tentativa da empresa para tentar se estabelecer no disputado setor de mensageiros para celular. O lançamento gera um estranhamento, porque a companhia já tinha o Hangouts, que apesar de não ser muito popular, já era rico em funções.

Mas, afinal de contas, este novo esforço do Google tem potencial para dar resultados? Para isso, vamos comparar o Allo com o maior concorrente do momento: o WhatsApp, com mais de 1 bilhão de usuários espalhados pelo mundo.

Facilidade de registro

Ambos são bastante similares neste sentido. Por serem focados na troca de mensagens única e exclusivamente no celular em apenas um dispositivo, ambos se apoiam no número telefônico do usuário. Não é necessário criar uma senha. Para autenticar-se, basta colocar o número do celular, receber um SMS de verificação e pronto.

Empate, portanto.

Segurança

Ambos possuem a criptografia de ponta-a-ponta ativada, mas o WhatsApp sai na frente pelo fato de que todas as mensagens trocadas no serviço são protegidas. No Allo, apenas as conversas temporárias, que desaparecem depois de algum tempo, possuem a mesma segurança e iniciar estas conversas é, aparentemente, contra-intuitivo de forma proposital.

O WhatsApp lida melhor com a segurança dos dados do usuário

Privacidade

A criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp é uma garantia de que o Facebook, dono do aplicativo, vai maneirar com a coleta dos dados do usuário. O aplicativo ainda repassa dados de uso, mas apenas os chamados metadados, que não revelam o conteúdo das mensagens, mas permitem saber quem está falando com quem, os horários em que as mensagens são trocadas e o tipo de mensagem que está sendo enviada.

Já o Google não tem esta restrição, e deixa isso bem claro. A qualquer momento no meio de uma conversa pode chamar o assistente da empresa usando a tag @google para auxiliar em alguma questão, procurar alguma imagem, realizar reservas em restaurantes, ou qualquer coisa que o valha. É um lembrete de que o Google está lendo tudo que é trocado na janelinha permanente de mensagens.

O WhatsApp ainda toma mais cuidado com a privacidade do usuário.

Recursos

Reprodução

O WhatsApp é conhecido por ser propositalmente cru. O aplicativo não tem vários dos “frufrus” que vários concorrentes têm para focar-se em recursos de comunicação. Neste sentido, o app tem duas coisas decisivas que o favorecem sobre o Allo. A primeira delas é a chamada de voz, que o Google só oferece em outro aplicativo; a outra é a possibilidade de espelhar as conversas em um computador pelo WhatsApp Web, que também não é possível no Allo.

O Allo também tem recursos interessantes, sendo o mais destacado deles o assistente @google, que traz algumas funções diferenciadas (ao custo da privacidade, já discutido anteriormente). Ele permite reservar restaurantes, realizar pesquisas, buscar imagens, ter acesso a alguns joguinhos simples, entre outras funções. Você pode criar “assinaturas”, para que o Google envie todas as manhãs a previsão do tempo para o dia, por exemplo. O problema é que o recurso ainda não fala português, limitando bastante seu uso no Brasil.

Assim, o WhatsApp ainda sai por cima, mas o Allo mostra potencial de crescimento.

Estética

Se há algo em que o Allo se sai indiscutivelmente melhor do que o WhatsApp é nas questões estéticas. O WhatsApp até hoje sempre se manteve alheio aos stickers, aos rabiscos em fotos e tantos outros fatores que não contribuem em funcionalidade, mas colaboram em personalização das mensagens.

O Allo, por sua vez, abraça tudo isso. O app ainda tem o recurso “whispershout”, que permite ajustar o tamanho do texto, o que pode parecer supérfluo, mas ajuda a dar uma entonação à sua mensagem, contribuindo para que ela seja devidamente compreendida pelo receptor. Às vezes é tão difícil passar o verdadeiro sentimento por trás de uma mensagem de texto, que toda ajuda é bem-vinda.

Conclusão

Neste momento, o WhatsApp é um aplicativo mais completo, seguro e privado. O Allo mostra promessas, mas ainda é um serviço novo que ainda deixa muito a desejar na comparação com os maiores do mercado. Soma-se a isso o fato de que, por ser novo, ainda tem poucos usuários, e o cenário é totalmente favorável ao app do Facebook. Afinal de contas, a melhor plataforma de comunicações é sempre aquela na qual você tem com quem se comunicar.