Após cerca de 10 horas de instabilidade que afetou usuários de todo o mundo, os serviços do Facebook (Facebook, Messenger, WhatsApp, Instagram) estão de volta ao normal. Entretanto, ainda não há uma clara visão do que causou o problema.
Em um Tweet publicado em sua conta oficial, ontem à noite, o Facebook se limitou a dizer que “mais cedo, algumas pessoas e empresas tiveram problemas ao enviar e receber imagens, vídeos e outros arquivos em nossos apps e plataformas. O problema foi resolvido, e tudo deve estar 100% de volta ao normal para todos. Pedimos desculpas por qualquer inconveniência“.
Earlier today, some people and businesses experienced trouble uploading or sending images, videos and other files on our apps and platforms. The issue has since been resolved and we should be back at 100% for everyone. We’re sorry for any inconvenience.
— Facebook (@facebook) 4 de julho de 2019
Na conta oficial do Instagram no Twitter, a mensagem foi: “Estamos de volta! O problema foi resolvido, e devemos estar 100% de volta pra todos. Pedimos desculpas por qualquer inconveniência“, seguida por um GIF mostrando fogos de artifício.
We’re back! The issue has been resolved and we should be back at 100% for everyone. We’re sorry for any inconvenience. pic.twitter.com/yKKtHfCYMA
— Instagram (@instagram) 3 de julho de 2019
Em declaração ao site The Verge, a empresa alegou apenas que a falha foi causa por um “erro que aconteceu durante uma operação de manutenção de rotina”, sem maiores detalhes.