O Allo surpreendeu por atingir a marca de 5 milhões de downloads apenas uma semana depois do seu lançamento, ocorrido em setembro, mas desde então o aplicativo que o Google criou para competir com o WhatsApp vem perdendo consideravelmente sua relevância no mercado.
O pessoal do Phandroid notou que o Allo está atualmente afundado atrás dos 200 aplicativos mais baixados da Play Store. Faz mais de 60 dias que o serviço não apresenta alterações na sua contagem de downloads, o que significa que o crescimento estagnou.
Talvez isso seja reflexo das limitações do app, que, apesar de oferecer uma integração interessante com a inteligência artificial do Google, permite troca de mensagens somente por texto. A parte dos vídeos ficou com o Duo, um app separado da gigante de buscas. Os principais concorrentes, como WhatsApp, Facebook Messenger e Skype, possuem integração entre as duas modalidades de conversação.
Quando o Allo foi apresentado, nosso repórter Renato Santino traçou um comparativo direto entre ele e o WhatsApp, e sua conclusão foi de que o líder do mercado era “mais completo, seguro e privado”. “O Allo mostra promessas, mas ainda é um serviço novo que ainda deixa muito a desejar na comparação com os maiores do mercado. Soma-se a isso o fato de que, por ser novo, ainda tem poucos usuários, e o cenário é totalmente favorável ao app do Facebook. Afinal de contas, a melhor plataforma de comunicações é sempre aquela na qual você tem com quem se comunicar”, concluiu ele, no que vem se mostrando uma análise precisa.