A Apple aproveitou a WWDC, sua conferência anual com desenvolvedores para revelar as novidades do watchOS, que chegou à sua versão 5, para o Apple Watch. O sistema operacional reforça o caráter fitness do dispositivo.
Uma das principais novidades do sistema operacional é o GymKit. Trata-se de uma nova plataforma que permite que o relógio da Apple consiga se comunicar diretamente com equipamentos como esteiras e bicicletas ergométricas para coletar dados de forma precisa e em tempo real sobre os exercícios dos usuários.
Com uma melhor capacidade de coleta de informações sobre exercícios, o watchOS 5 também trouxe um novo modo social no qual é possível desafiar amigos para disputas de 7 dias. Assim, por exemplo, é possível ver quem realiza mais exercícios ao longo de uma semana, o que é um bom incentivo para realizar atividades físicas.
Uma novidade prometida para o Apple Watch há muitos anos finalmente chegou: o Walkie-Talkie. A função permite que duas pessoas se comuniquem como os populares dispositivos de rádio, mas sem a limitação de distância, porque a comunicação acontece por meio de Wi-Fi ou 4G. Basta pressionar o botão e enviar a mensagem; como no walkie-talkie comum, só uma das pessoas pode falar por vez.
A assistente Siri também ganhou novas funcionalidades. Usuários não precisarão mais falar “Ei, Siri” para executar um comando de voz. A Apple julgou que a ação de levantar o punho já é um aviso grande o bastante de que você quer falar com a assistente; por isso, será possível apenas levantar o braço um pouco e perguntar, por exemplo, “quem ganhou o jogo de ontem à noite?”.
Uma outra função importante recebida pelo sistema operacional é a integração com o WebKit, o motor por trás do navegador Safari. Isso significa que, quando necessário, será possível abrir algumas páginas da web direto do relógio. Não se trata do navegador completo, que seria uma experiência péssima de uso em uma tela tão pequena, mas já é útil quando algum aplicativo fornece algum link que precisa ser visualizado rapidamente.