A Volvo anunciou nesta quarta-feira (16) o XC40, o primeiro carro elétrico da marca. O modelo também é o primeiro da linha Recharge, e foi baseado nos já consagrados SUVs da empresa sueca. “É um carro de primeira, um carro do futuro”, afirmou o CTO Henrik Green

O carro elétrico está equipado com um trem de força com tração nas quatros rodas e uma bateria de 78 quilowatt-hora, com autonomia de mais de 400 quilômetros com uma única carga, segundo o WLTP, padrão europeu para medir o consumo de energia e emissões. Já as estimativas da EPA, padrão de medida norte-americano, não foram divulgadas. Isso colocaria o alcance da Volvo XC40 Recharge abaixo do Tesla Model 3, Chevy Bolt EV, Kia Niro e Hyundai Kona.

No entanto, a Volvo apostou em outros fatores para atrair a atenção de clientes. O motor elétrico produz o equivalente a 408 cavalos de potência, o que permite ao carro ir de 0 a 100 quilômetros por hora em apenas 4,8 segundos. Já a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos. 

Infotainment com Android

O sistema de infotainment no Volvo XC40 vai ser alimentado por uma versão automotiva do Android SO. Além disso, o veículo vai trazer serviços do Google incorporados, como o Google Assistente, Google Maps e a Play Store.

Esse sistema é fruto de uma parceria de anos entre a montadora e o Google. Desde 2017 as empresas trabalham em planos para incorporar uma versão do sistema operacional Android em sistemas de informação e entretenimento, e, em 2018, começou a ser discutido a possibilidade da implantação de serviços do Google. 

O sistema de infotainment com Android é integrado ao Volvo On Call, a plataforma de serviços conectados digitais da empresa.

O sistema operacional Android Automotive é modelado com base no sistema operacional móvel de código aberto que roda no Linux e não deve ser confundido com o Android Auto, que é uma interface secundária e fica no topo de um sistema operacional. Então, em vez de rodar smartphones e tablets, o Google o modificou para que pudesse ser usado em carros.  

Atualizações de software sem fio 

O XC40 elétrico também é o primeiro carro da Volvo a receber atualizações de software e sistema operacional sem fio, que foram popularizadas pela Tesla como forma de melhorar a capacidade de seus veículos ao longo do tempo. A empresa de Elon Musk usou os OTAs para corrigir bugs de software, implementar novos recursos em seu sistema de informação e entretenimento e melhorar seu desempenho.

A Volvo pretende usar os OTAs para o sistema operacional e outros softwares dentro do veículo, segundo Green. “Então, agora o XC40 permanecerá tão novo quanto seu celular ou tablet, e o melhor dia de um carro não será mais o dia em que ele sair da fábrica”, afirmou Green. 

Via: Tech Crunch