Escolher um serviço de hospedagem para o seu site é muito parecido com alugar uma casa ou apartamento para morar. Suas escolhas dependerão de questões como: você quer viver sozinho ou topa dividir com outras pessoas? Você mesmo fará toda decoração ou contratou um arquiteto? E as reformas? Você mesmo colocará a mão na massa ou prefere contratar uma seguradora que enviará um técnico se algum problema aparecer?
“Uma das primeiras coisas que a gente pergunta ao cliente é se ele já criou um site antes ou não”, explica o diretor de marketing da GoDaddy no Brasil, Luiz D’Elboux. “Se a pessoa não tem nenhuma experiência, recomendamos o nosso criador de sites, uma solução mais fácil de usar e que não exige nenhum conhecimento de programação ou web design”.
Neste caso, a empresa já conta com modelos prontos, relacionados a diversos tipos de negócios, que podem ser customizados para ficar com a cara da empresa do cliente. “Se o usuário já tem um pouco mais de experiência e quer criar uma página mais focada em conteúdo e que seja bem indexada pelo Google, oferecemos a hospedagem WordPress“, conta D’Elboux.
Conte com uma Hospedagem WordPress confiável e um domínio gratuito
Essa é a pessoa que contratou a seguradora no exemplo que demos lá em cima. Neste caso, a “seguradora” é a GoDaddy, que cuidará da manutenção: gestão do WordPress (incluindo suas atualizações), backup, proteção a ataques e instalação de plugins. “O processo de desenho da página é bem semelhante ao nosso Criador de Sites, com a diferença que você consegue mais flexibilidade para conteúdo e acesso a diversos plugins”, completa o executivo da GoDaddy.
Essas são soluções compartilhadas, no qual o cliente tem total controle da plataforma, mas não do servidor. É como uma casa onde você mora com vários colegas e compartilha espaços ou recursos, ainda que tenha seu próprio quarto. Importante: mesmo dividindo o servidor, o sistema conta com monitoramento ativo contra ataques DDoS.
“Um servidor de hospedagem compartilhada é uma máquina muito potente. Ela tem um monitoramento de 24h do nível de uso, então quando um servidor está começando a ficar lotado de clientes ele começa a redistribuir para outros servidores e não perder performance”, garante D’Elboux.
Se tornando um Pro
Se sua empresa crescer e precisar se “emancipar” – morar sozinha – existem opções mais avançadas.
Empresas que o cliente tem bastante conhecimento e experiência com sites, ou que contam com uma equipe de TI, podem passar para a categoria Business, que oferece uma performance do nível do servidor, sem a necessidade de administração. Essa é a plataforma que você deveria escolher logo de início se você quer escolher um CMS como o Magento ou tem picos de tráfego inesperados.
A GoDaddy ainda oferece uma solução intermediária, a hospedagem compartilhada no qual o cliente pode subir um site em HTML puro ou PHP e ter mais liberdade. Esse é um bom plano para desenvolvedores que querem subir sites para vários dos seus clientes e administrar tudo num só lugar.
Aqui o administrador conta tanto com um cPanel para Linux quanto o Plesk para Windows. “O valor é o mesmo, então acaba sendo uma decisão do gestor da página. A vantagem do Plesk é que ele permite que você programe em ASP.Net. Ele é mais flexível e tem acesso ao marketplace de soluções de parceiros, com módulos que podem ser instalados para trazer mais segurança ou acelerar o carregamento do site”, explica o executivo.
Diferente da hospedagem compartilhada, na Hospedagem Business o cliente não precisa dividir recursos como CPU ou RAM com outros usuários. “São empresas maiores, com um volume de acesso grande e precisam de mais potência, cujo site é um ponto crítico de contato com o cliente”, explica D’Elboux. Além das várias camadas de segurança de nível de servidor, todos os planos incluem um Certificado SSL gratuito para proteger os dados dos seus visitantes.
Use a hospedagem de sites nº1 no mundo com 50% de desconto
A solução mais avançada oferecida pela GoDaddy é a hospedagem VPS (Servidor Privado Virtual), que utiliza “máquinas virtuais” dentro de um mesmo servidor físico, de modo que o cliente garante um ambiente isolado com recursos dedicados e direcionados virtualmente.
O VPS é um serviço mais orientado a programadores e desenvolvedores, pela administração dos recursos de servidor. “Se por um lado ele exige conhecimento de programação em Linux, por outro ele oferece um alto poder de customização. Geralmente, o cliente que opta por essa solução está fazendo sua própria aplicação ou quer instalar várias instâncias do cPanel, no qual múltiplas contas têm acesso”, explica o executivo da GoDaddy.