Você pode experimentar como era usar um computador 30 anos atrás; veja como

Renato Santino17/04/2017 16h45, atualizada em 17/04/2017 16h50

20170417135312

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Internet Archive, instituição dedicada a preservar a memória e a história da evolução da tecnologia, ressuscitou uma leva de aplicativos para o Macintosh de 1984. Isso significa que é possível experimentar o MacOS System 7.0.1 e vários jogos e softwares desenvolvidos para tirar proveito do que era o que de mais avançado existia na computação pessoal na época.

A diferença, claro, é que agora o sistema operacional roda dentro de uma janelinha do seu navegador. De acordo com o Internet Archive, a coleção inclui conteúdo desenvolvido entre 1984 e 1989 e esta é apenas a primeira leva, então novos aplicativos e jogos devem ser disponibilizados com o tempo.

Entre a coleção de jogos e aplicativos disponíveis neste instante estão recursos clássicos como o MacWrite e o MacPaint e games como Lemmings e Frogger e até mesmo Flight Simulator 1.02. Tudo isso exibido da forma como eles foram projetados para serem rodados: em baixa resolução e em preto e branco.

Para os usuários mais velhos, o emulador pode matar uma nostalgia de como a computação era mais simples e limitada há cerca de 30 anos. Para os mais novos, é uma forma de apreciar o que nos trouxe até os dias de hoje e perceber como tudo mudou de lá para cá, ao ponto de aquilo que já foi top de linha um dia, feito para funcionar em computadores de última geração, hoje pode ser rodado dentro de uma janelinha de navegador.

Se você quiser dar um passeio pelo túnel do tempo, você pode clicar neste link para conhecer o acervo de jogos e programas da época. Vale observar que pode ser necessário um pouco de paciência para que arquivos sejam baixados e carregados antes que possam ser executados. Além disso, você pode enfrentar alguns bugs, especialmente na hora de minimizar e maximizar janelas.

[9to5Mac]

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital