É você, Jenifer? Apps de paquera registram aumento de 50% em downloads nos últimos 30 dias

Período analisado coincide com o estouro da música em todo o Brasil, mais precisamente entre dezembro e janeiro.
Redação18/01/2019 12h53, atualizada em 18/01/2019 13h30

20131101185256

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A música “Jenifer”, do cantor Gabriel Diniz, estourou nas paradas de sucesso neste início de ano. Falando sobre uma garota encontrada no Tinder, o refrão da canção anda rendendo muitos memes nas redes sociais e impulsionando as visualizações do clipe. E, de quebra, a faixa ainda ajudou os apps de paquera em geral e não apenas o Tinder: o número de downloads de aplicativos do gênero aumentou em 50% entre os dias 15/12/18 e 15/1/19, período em que a música, de fato, estorou junto ao público.

A informação é da AppsFlyer, plataforma de monitoramento e mensuração de aplicativos de celulares. A empresa analisou analisou 30 aplicativos de paquera ao longo do período e registrou o aumento de atividade de apps do gênero em todo o Brasil.

“A música retrata bem um comportamento de muitos dos usuários de aplicativos de paquera, que querem aproveitar para conhecer muitas pessoas e não se envolvem em relacionamentos sérios com facilidade.”, afirmou Marlon Luft, diretor de marketing da AppsFlyer Brasil. “Não é possível afirmar que o aumento agressivo de downloads seja diretamente relacionado à música, mas é interessante poder ver a linha da atividade crescer justamente quando se populariza de forma tão contundente o uso de apps de paquera, uma vez que a música já é o tema hit do verão brasileiro”, avalia Marlon.

Onde encontramos mais “Jenifers”?

De acordo com o Tinder, a maior parte das “Jenifers” cadastradas no serviço de encontros está localizada nos grandes centros urbanos do país. A cidade de São Paulo é a primeira colocada do ranking, o que não é grande surpresa, tendo em vista os 12,11 milhões de habitantes da capital paulista. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro e Brasília.

Abaixo,o aplicativo divulgou a relação com as 10 cidades brasileiras onde o nome mais aparece:

  1. São Paulo
  2. Rio de Janeiro
  3. Brasília
  4. Belo Horizonte
  5. Curitiba
  6. Porto Alegre
  7. Manaus
  8. Goiânia
  9. Joinville
  10. Salvador

Apesar da dominância das grandes capitais no ranking, a cidade de Joinville surpreendeu ao ser a nona colocada. O município de Santa Catarina com mais de 583 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conseguiu superar Salvador. A capital baiana é a quarta maior cidade do país, com uma população estimada de 2,857 milhões.

O Tinder deu ainda algumas dicas para aumentar as suas chances de arrumar um encontro na plataforma. Segundo o aplicativo, janeiro foi o mês mais popular entre os usuários em 2018, tendo pico de uso às terças-feiras por volta das 22h. Ou seja, esta noite pode ser a oportunidade perfeita para encontrar alguém no app.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital