Você já pode testar a interface reformulada do novo smartphone do Google

Renato Santino14/09/2016 00h31

20160226165450

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google finalmente deve aposentar a linha Nexus neste ano, para dar origem à linha Pixel, produzida pela HTC, pelo menos neste ano. Isso significa que o Android puro que foi a marca dos smartphones do Google em todos estes anos, será extinto para dar lugar a um software um pouco mais customizado, com características próprias.

O maior símbolo disso é o novo launcher do Pixel, que já vazou na internet por meio do usuário do Twitter LlabTooFeR, especialista em vazar informações da HTC, e está disponível para download para os interessados. O aplicativo traz um visual reformulado e novas formas de interação com o sistema.

Mais notável é a ausência de um ícone dedicado a puxar a lista completa dos aplicativos instalados (a “app drawer”, ou “gaveta de apps”). Agora o sistema reconhece um deslizar de dedo de baixo para cima a partir da parte inferior da tela para puxar esta lista. Além disso, não há mais uma barra fixa de pesquisa na parte superior; em seu lugar, há apenas um widget que indica a data e o dia da semana, com um ícone que permite puxar o Google Now.

 Reprodução

Se você quiser, já pode instalar imediatamente o launcher do Pixel, desde que esteja ciente de que se trata de um software não finalizado, e que ele é propenso a problemas. Além disso, como o Google não confirmou nenhuma informação até o momento, é possível que haja grandes alterações na versão final em comparação com a versão que está disponível para download.

Para instalar, você precisa baixar o APK neste link. Você pode ter que precisar desativar a proteção que impede a instalação de aplicativos que não venham do Google Play. Você pode fazer isso em Configurações > Segurança e ative a opção “Fontes desconhecidas”, que permite a instalação de apps que fontes que não sejam a Google Play Store.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital