Falar de reprodução multimídia é falar de VLC. Sempre que alguém pessoa pergunta sobre um aplicativo para execução de música e áudio, um dos primeiros que vêm à mente é justamente ele. Apesar de ele estar presente em quase todas as plataformas, existe também o IINA — que não é tão popular — como alternativa nos Macs.
O utilitário estava precisando de um tapa já faz algum tempo para seguir no auge de popularidade, ainda que esse não seja um motivo para derrubá-lo. Afinal, ficou claro ao longo desses anos que o VLC não necessita de uma interface muito marcante para conquistar o público — mesmo assim, um upgrade nunca é demais.
E isso deve ter sido o que os responsáveis pelo aplicativo pensaram, já que estão prestes a lançar a quarta versão do reprodutor de mídias. O novo VLC estreará algumas melhorias que poderão ser vistas tanto no Windows quanto em boa parte das plataformas em que o app está disponível — e seria legal se fossem oferecidas no Nintendo Switch também.
Conheça algumas das mudanças que serão apresentadas na nova versão:
- interface renovada, com melhores controles nos menus;
- a versão para a área de trabalho receberá uma biblioteca de mídia similar à do Android;
- suporte para 3D e VR (Windows Media Reality, Vice, Oculus e PlayStation VR);
- wayland que realmente funciona;
- processamento plug and play e saída para AirPlay e ChromeCast;
- suporte para arquivos HEIF, Dash/Webm e imagens TTML;
- saída de fluxo SDI;
- SMBv2/v3;
- encerramento do suporte para Windows XP e Vista e versões antigas do iOS (7 e 8), do macOS (10.7 e 10.10) e do Android (2.2 a 4.2).