Da próxima vez que você fizer uma busca por imagens no Google, é possível que um vídeo apareça como resultado. O site Google Operating System começou a observar vídeos aparecendo como resultados de busca por imagens desde ontem, principalmente em buscas por artigos de vestuário masculino.
Segundo o site, um trecho curto do vídeo aparece no top dos resultados da busca e fica repetindo sem som. O trecho do vídeo inclui imagens relacionadas à busca, e pode ser clicado caso o usuário deseje ver o vídeo inteiro no Youtube. Não é possível, contudo, fechar o vídeo ou fazer com que ele pare de ser exibido, o que pode ser um pouco irritante.
Novidade?
O print acima é do próprio Google Operating System. O Olhar Digital não conseguiu reproduzir o resultado, o que sugere tratar-se de um recurso que ainda está em fase limitada de testes. Não há nenhuma garantia, contudo, de que ele venha a ser ampliado para todos os usuários do buscador. O próprio site que descobriu a novidade, aliás, espera que isso não aconteça, já que o recurso é “irritante e gasta dados”.
Caso esse recurso fosse ampliado, contudo, é provável que o Google incluísse alguma maneira de limitar o carregamento de vídeos para usuários em dispositivos móveis. Como os vídeos rodam em pequenos cards no meio dos resultados de busca, eles são carregados em uma resolução relativamente baixa, o que reduziria também o consumo dde dados
No entanto, o Ubergizmo acredita que pode tratar-se na verdade de uma nova forma de anúncios que o Google pretende começar a vender. Isso porque os links para os vídeos que aparecem como resultado da busca incluem os nomes dos canais do Youtube nos quais eles foram postados. Dessa forma, seria possível que alguns canais do Youtube divulgassem seus vídeos por esse meio.