O vício em internet pode ser um dos grandes problemas da humanidade nos próximos anos. Apesar de não ser listado como uma doença oficial no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, a impossibilidade de se desconectar cresce a cada ano, o que faz com que seja necessário o tratamento psicológico e até a ‘desintoxicação’ em clínicas de reabilitação.
O “vício em jogos e internet” foi recentemente incluído em um apêndice do manual, como uma “condição que precisa de mais pesquisas e testes clínicos antes de ser considerado um distúrbio formal”. A explicação, no entanto, foi excluída na edição de 2013.
“Vício light”
Para a maior parte das pessoas, o vício em internet pode ser considerado algo parecido com um vício em fast food ou em refrigerantes. Isso significa que não é necessário proibir, mas seu uso deve ser apreciado com moderação.
Alguns especialistas acreditam que nos próximos anos o vício em internet se tornará um diagnóstico amplamente aceito nos Estados Unidos, o que pode movimentar um novo setor na medicina: a criação de mais centros e tratamentos especializados na reabilitação de viciados na rede.
Teste: Você é viciado em internet?
Um teste simples pode ajduar o usuário a saber se ele é viciado em internet. Especialistas apontam que quem responde “sim” a todas as perguntas pode precisar de ajuda psicológica para se desconectar.
- Você sente dificuldades em ficar a semana inteira sem usar a internet?
- Você já se sentiu mal ou culpado por conta de seu uso da internet?
- Você já negligenciou sua família por causa de seu uso da internet?
- Você já enfrentou problemas no trabalho por causa do uso da internet?