Versão 100% autônoma do AutoPilot da Tesla será lançada na semana que vem

Inicialmente recurso da Tesla estará disponível apenas a um pequeno número de motoristas 'experientes e cuidadosos'
Rafael Rigues12/10/2020 14h11

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Depois de anos de promessas e prazos não cumpridos, a Tesla finalmente irá lançar uma versão completamente autônoma do AutoPilot, software que auxilia na condução dos veículos da empresa, mas que atualmente requer atenção e interação constante do motorista.

Segundo Elon Musk, CEO da Tesla, um “beta limitado” do que chama de FSD (Full Self-Driving) será lançada na próxima terça-feira. Inicialmente ela estará disponível apenas a um pequeno número de motoristas “experientes e cuidadosos”, afirma. Não está claro como a Tesla irá avaliar experiência e cuidado, ou quantos veículos irão participar dos testes.

Em meados de agosto deste ano Musk havia afirmado que a nova versão do software seria um “salto quântico” em relação à atual. “A melhoria do FSD será um salto quântico, porque é uma reescrita fundamental da arquitetura, não um ajuste incremental”, explicou Musk. “Eu pessoalmente dirijo a versão alfa mais recente em meu carro. Quase sem intervenções entre casa e trabalho. Lançamento público limitado em seis a dez semanas”, completou.

A versão atual do AutoPilot é capaz de mudar de faixa, negociar rotatórias, auxiliar em ultrapassagens e evitar obstáculos na pista, sejam pedestres ou outros carros, entre outros recursos avançados. Mas ela requer que o motorista mantenha atenção constante à pista, e as mãos sobre o volante quase que o tempo todo.

Uma versão completamente autônoma (FSD, Full Self-Driving) dispensaria a supervisão humana, livrando o motorista para ver um filme, conversar ao telefone ou até mesmo tirar uma soneca enquanto o carro o leva até o destino. Atualmente poucas empresas dominam essa tecnologia. A Waymo, subsidiária da Alphabet e irmã do Google, é uma delas.

A Tesla cobra pelos recursos de autonomia em seus carros, que são oferecidos na forma de um upgrade de software. Entretanto, a empresa anunciou neste ano que pretende oferecê-los como um serviço por assinatura, eliminando um barreira para adoção e aumentando o número de usuários.

Fonte: Twitter

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital