Vendas globais de smartphone tiveram queda de 1,3% no último trimestre

Redação02/08/2017 15h52, atualizada em 02/08/2017 15h56

20170613180825

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O instituto de pesquisa IDC divulgou nesta quarta-feira, 2, mais uma edição do seu tradicional levantamento a respeito do mercado global de smartphones. No segundo trimestre deste ano, as vendas de celulares no mundo sofreram uma queda de 1,3% em relação ao ano passado.

Apesar do número negativo, as principais fabricantes de smartphone do mundo até têm o que comemorar. A Samsung, que há tempos lidera o ranking, manteve-se como a marca que mais vende celulares no planeta. Foram 78,8 milhões de unidades vendidas entre abril e junho, um aumento de 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Reprodução

Em segundo lugar aparece a Apple, que, segundo a IDC, vendeu 41 milhões de iPhones no mundo todo no último trimestre, registrando aumento de 1,5% em comparação com 2016. Logo em seguida aparecem três empresas chinesas ainda pouco conhecidas no ocidente: Huawei, Oppo e Xiaomi, que, juntas, venderam 87 milhões de celulares.

Das três, a que mais vendeu foi a Huawei, com 38,5 milhões de unidades comercializadas. Em seguida aparece a Oppo (com 27,8 milhões) e, depois, a Xiaomi (com 21,2 milhões). Todas registraram aumento nas vendas em relação ao ano passado, com destaque para a Xiaomi, que vendeu 58,9% a mais do que no segundo trimestre de 2016.

Mas se essas cinco empresas foram tão bem, por que o mercado encolheu? A resposta está no acumulado pelas outras marcas internacionais menores, que juntas colocaram 133,4 milhões de unidades nos bolsos dos consumidores – o que equivale a uma queda de 16% em relação ao mesmo período de um ano atrás.

Ao todo, foram vendidos 341,6 milhões de smartphones no mundo todo entre abril e junho. Nesse mesmo intervalo, um ano trás, o volume vendido foi de 346,1 milhões.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital