O Galaxy S8, com sua tela quase sem bordas, foi um lançamento ainda mais impressionante que o S7 foi no ano passado. Mas isso parece não ter se refletido em vendas para a Samsung. Segundo dados reportados pelo site coreano The Investor, o dispositivo vendeu cerca de 9,8 milhões de unidades em seus primeiros 60 dias, contra mais de 12 milhões do S7.
De acordo com o site, a estimativa foi feita por analistas de mercado, que citaram fontes anônimas da indústria. Elas disseram que a Samsung teria até mesmo reduzido os pedidos por partes do S8 devido à demanda abaixo do esperado. Os analistas também acreditam que a Samsung não tem divulgado os números de venda do aparelho pelo fato de elas serem menores que o estimado.
A empresa, por sua vez, não quis comentar a declaração, e ressaltou que o S8, ao ser lançado, era vendido em apenas três países, enquanto o S7 teve um lançamento global. “Por enquanto, estimamos que as vendas do S8 sejam parecidas com as do S7”, disse um porta-voz ao site coreano.
Eles não têm culpa
Tanto o The Investor quanto o 9to5Google, porém, ressaltam que o motivo disso não é um problema com o Galaxy S8, mas uma questão maior do mercado. Segundo o site coreano, um dos principais motivos para essa redução seria a concorrência mais acirrada de marcas chinesas. De fato, fabricantes como a Oppo e a Vivo vêm há bastante tempo ameaçando a dominação da Samsung e da Apple no mercado.
Já o 9to5Google aponta outro motivo para essa queda: a iminência do lançamento do iPhone 8. O dispositivo marcará o décimo aniversário do lançamento do primeiro iPhone, e alguns fãs acreditam que, por conta disso, ele trará muitas novidades interessantes. Além disso, os rumores sugerem que ele terá um design semelhante ao do Galaxy S8, com a tela ocupando praticamente toda a parte frontal do aparelho. Isso teria levado potenciais compradores do S8 a esperar pelo lançamento do celular da Apple.