O “IDC Brazil Mobile Phone Tracker Q1/2019” mostra que, nos três primeiros meses de 2019, o mercado brasileiro de celulares manteve a tendência de queda no volume de vendas e aumento na receita: foram vendidos 10,7 milhões de smartphones (uma queda de 6% em relação a 2018) com movimentação de R$ 13,7 milhões (8% a mais do que há um ano).
Segundo a consultoria, a retração nas vendas foi menor do que o projetado (11%). Isso se deve, em grande medida, à chegada de novos produtos ao mercado, enquanto o aumento do tíquete médio está relacionado à demanda por modelos com especificações mais robustas.
Diferentemente do Brasil, o mercado global teve retração tanto em volume quanto em receita no período. Foram vendidas 312 milhões de unidades (5,9% menos do que em 2018) e a receita obtida foi de US$ 105 bilhões (12,1% menor que no ano anterior).
Os modelos com preço entre R$ 1.200 e R$ 1.699 tiveram crescimento de 320% nas vendas (18% de participação de mercado) e aqueles na faixa de R$ 1.700 a R$ 2.499 perceberam 247% mais vendas (7% de participação). Nas demais faixas de preço, (abaixo de R$ 499, de R$ 500 a R$ 799, de R$ 800 a R$ 1.199 e acima de R$ 2.500) houve queda.
Em termos de estimativas, a previsão é que sejam vendidas 43,38 milhões de unidades até o fim do ano, com receita de cerca de R$ 59,6 bilhões: isso representa 2,4% menos que em 2018, mas com aumento de 12% no valor movimentado. Os números projetados inicialmente eram de 4,3% de queda em unidades, com crescimento de 7% na receita.