De acordo com dados da empresa de pesquisa de mercado GfK, a venda de televisões UHD (que possuem tela co resolução 4K) cresceu 167% em unidades entre o primeiro trimestre de 2015 e o de 2016. Em faturamento, o crescimento foi de 118%.
Apesar de seu crescimento considerável, TVs desse tipo ainda respondem por apenas 6% das unidades vendidas e 13% do faturamento do mercado de televisores. O mercado de smartTVs sem essa tecnologia, por outro lado, já respondem por 50% das ventas nacionais de TVs. Elas também tiveram um crescimento de 6,4% em volume e 24% em faturamento na comparação com o primeiro trimestre de 2015.
O mercado de televisores de tela fina sem nenhuma dessas duas características, por outro lado, viu uma queda de 28% em unidades vendidas e de 5,4% em faturamento com relação aos três primeiros meses do ano anterior. Mesmo nesse segmento, no entanto, dois grupos de televisores se destacaram: as TVs com telas de 32 polegadas passaram de 32% para 37% do mercado total, e as com tela de tamanho igual ou superior a 55 polegadas, que tiveram um crescimento de 7% em vendas absolutas.
Em todos os segmentos, é possível perceber que houve um aumento no preço médio por unidade vendida. Isso porque a queda percentual do faturamento foi, em todos os casos, menor do que a queda no número de unidades vendidas.