Veja como se sai a câmera dos Lumias 950 e 950 XL

Renato Santino16/10/2015 22h09, atualizada em 16/10/2015 22h30

20151016191111

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Desde a era da Nokia, os smartphones Lumia sempre se destacaram por ter boas câmeras (as melhores do mercado em alguns dos casos). Com a Microsoft, isso não deve mudar. Com a chegada dos Lumia 950 e 950 XL, a empresa quis provar que a tradição se mantém e divulgou as melhorias que fez em seus sensores para aprimorar a qualidade das fotos.

Ambos os aparelhos contam com um sensor avançado de 20 megapixels com PureView, lentes Zeiss com abertura F/1.9 e flash de LED triplo, com estabilização óptica de imagem, ISO 12800 e capacidade para vídeos em 4K, com sensor frontal de 5 megapixels.

Segundo a Microsoft, isso acaba se traduzindo em cores mais naturais e maior detalhamento nas imagens. Um exemplo dado pela empresa foi a foto abaixo, com o destaque do vermelho natural.

 Segundo Juha Alakarhu, diretora de câmeras para telefones na Microsoft, a imagem foi capturada com as configurações automáticas à luz do sol, então não haveria nenhuma técnica profissional envolvida. Também é possível perceber textura na imagem, graças ao refinamento dos detalhes, além do contraste de luz e sombra natural da câmera, que torna o HDR desnecessário na maioria dos casos.

A empresa também mostrou estas duas outras fotos, que também mostram bom contraste e cores, com baixo nível de ruído.

Baixa iluminação

Segundo a Microsoft, as novas tecnologias da câmera, com sensor de alta sensibilidade, estabilização óptica de 5ª geração e uma abertura maior. A empresa fez a comparação abaixo. A foto da esquerda é de “uma concorrente” não identificada, enquanto a da direita é feita pelo Lumia 950 XL.

 Reprodução

Outros destaques

A empresa também lista outros recursos, que é “leitura de mentes”, que na verdade é um bom modo automático capaz de se ajustar a todas as situações mais complexas. Claro que, no entanto, também há a liberdade para que fotógrafos mais experientes possam ajustar as configurações como ajuste de ISO, tempo de exposição e outras coisas.

O flash de três tons (azul, verde e vermelho) também ajuda a realçar as luzes do ambiente, ajustando-se automaticamente ao cenário. Ele também serve como preenchimento. Abaixo está o exemplo:

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital