O Instagram finalmente mudou sua identidade visual, que, convenhamos, estava bastante defasada. O aplicativo ganhou tons em preto e branco que destacam mais as cores das fotografias, e foi uma mudança bem-vinda. No entanto, a empresa também mudou o logo do seu aplicativo, que fica em destaque na tela inicial de seus usuários, e essa alteração já não foi tão unânime assim.
Em um post no Medium, Ian Spalter, que é o chefe de design do Instagram, explicou como chegaram à conclusão de que o ícone escolhido foi a solução mais adequada para modernizar o aplicativo, cujo esqueumorfismo já era considerado uma linguagem de design ultrapassada.
Para isso, a equipe tentou não se render apenas à tentação de achatar as coisas, e pensou em como adaptar uma marca que era reconhecível para milhões de pessoas em algo similar, mas diferente. Assim, foi necessário pensar em aspectos que eram mais marcantes do logo antigo para incluir no novo.
“Sabíamos que as pessoas amavam o arco-íris e que a lente da câmera era um elemento visual chave. Como parte do processo, pedimos para pessoas da empresa para desenharem o ícone do Instagram em cinco segundos apenas na memória. Praticamente todos desenharam o arco-íris, a lente e o visor”, explica Spalter. Assim, não foi tão difícil definir as cores do novo ícone, e foi fácil saber quais pontos do design antigo deveriam ser mantidos.
Isso não significa que o trabalho é simples, como qualquer designer poderá concordar. Apesar de os itens-chave já serem conhecidos, ainda restava definir como representá-los. O vídeo divulgado pelo Instagram mostra os vários rascunhos que acabaram não vingando no processo de criação da nova identidade. Alguns são interessantes; outros são sem graça, e vários são simplesmente feios.
O interessante é que o vídeo mostra apenas uma pequena amostra dos ícones projetados pela equipe de design. Segundo Spalter, foram considerados centenas de possibilidades pelos designers da empresa. Agora resta saber se essa foi, de fato, a melhor escolha.