Veja as dicas de Jeff Bezos sobre como ter sucesso nos negócios

As ideias que o fundador da Amazon seguiu para se tornar o maior bilionário do mundo são comuns: priorizar os interesses do cliente, arriscar-se e acreditar no próprio trabalho
Redação07/06/2019 18h01, atualizada em 07/06/2019 18h35

20190405124224-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O homem mais rico do mundo tem alguns conselhos para quem está no início da vida empreendedora: nunca se esqueça do interesse do cliente e sinta-se à vontade para errar. Foram essas as dicas compartilhadas por Jeff Bezos, CEO e fundador da Amazon, na conferência re:MARS da empresa, realizada em Las Vegas, nos EUA, na quinta-feira (6).

Segundo a Forbes, que lança anualmente a lista dos homens mais ricos do mundo, Bezos acumulava, em março, quando a relação foi divulgada, uma fortuna de US$ 131 bilhões. O executivo também é dono do The Washington Post e da empresa aeroespacial Blue Origin. A riqueza o coloca no topo do ranking, que tem Bill Gates, fundador e CEO da Microsoft, em segundo lugar, com US$ 96,5 bilhões.

Em sua palestra, quando foi perguntado sobre dicas para quem pensa em começar um negócio, Bezos disse que “o mais importante é ser obcecado pelo cliente”. “[É preciso] descobrir como encantá-lo absolutamente”, explicou.

Amazon tem esse princípio

A proposta comercial da Amazon reflete o raciocínio do bilionário. A marca da empresa é oferecer o menor preço mesmo que isso signifique perder dinheiro: foi isso que conquistou, e ainda conquista, “absolutamente” clientes para a companhia. Tanto que o serviço de entregas premium da empresa, o Amazon Prime, já tem 100 milhões de assinantes pagos. A assinatura, lançada em 2005, garante que os pedidos cheguem em dois dias, sem cobrança de frete, por US$ 119 ao ano.

Bezos diz, ainda, que empresários, principalmente os iniciantes, precisam se preparar para o fracasso. “Você tem de aceitar que seu negócio vai ser, em muitos aspectos, um experimento. E pode falhar”, observa. Ele sugere que, para se destacar no mercado, é necessário fazer movimentos ousados e se arriscar, mesmo que isso signifique errar. “Pelas probabilidades, é preciso se esforçar muito. Você vai falhar muito — e tudo bem! — e precisa ter uma cultura que apoie isso”, explica.

No entanto, o CEO alerta: não é uma boa ideia se envolver em um negócio se não acreditar no projeto — caso contrário, será difícil competir com os rivais. Com isso, Bezos reproduz a ideia romântica de que é necessário confiar apaixonadamente no próprio trabalho para que ele dê resultados positivos. “Você tem de ter paixão pela arena que vai desenvolver e trabalhar”, conclui.

Via: Bloomberg

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital