Os mercados de realidade virtual e aumentada devem crescer mais a cada ano. Uma pesquisa recente da Markets and Markets sugere que o valor de US$ 7,9 bilhões atingido no ano passado deve chegar aos US$ 44,7 bilhões até 2024. Com isso, todos se tornam mais envolvidos com a tecnologia, o que permite uma verdadeira viagem virtual. Confira alguns apps interessantes a seguir!
Minha bagagem de mão vai caber?
A EasyJet, em parceria com a Travelport, lançou um recurso que permite verificar o tamanho da bagagem de mão com a câmera do smartphone. Com essa opção, os viajantes podem descobrir se uma mala está dentro do limite de tamanho permitido ao verificar se ela se encaixa em uma caixa virtual. A LATAM Airlines lançou uma solução semelhante em setembro de 2018.
Está entediado no aeroporto?
O aplicativo da KLM, uma ferramenta chamada de “Sintonize sua viagem”, pode entretê-lo no aeroporto. Ele usa as câmeras do smartphone e o Facebook do viajante para permitir que ele interaja com personagens animados, além de poder mostrar imagens de vários destinos.
Quer viver experiências em lugares inesperados?
O chef Kiran Jethwa apresenta episódios periódicos no iFly da KLM. Neles, o cozinheiro viaja para diversos destinos e vive experiências supreendentes, como o recente nado com tubarões. É possível acompanhar de perto pelo celular, pelo notebook ou, para mais imersão, com óculos de realidade virtual.
Já a Sygic, fornecedora de navegação por GPS, lançou em dezembro um aplicativo para a Apple TV com quase 5 mil vídeos em 360 graus de 50 locais diferentes filmados pelo documentarista Michal Gálik. Os usuários podem marcar seus destinos favoritos, que são sincronizados com o app móvel da Sygic e o Sygic Maps.
Posso devorar essa comida?
A Kabaq oferece a restaurantes imagens 3D dos itens de seus menus para que os usuários as acessem pelo smartphone. Além da visualização, é possível utilizar a realidade aumentada para colocar o prato na frente do cliente em escala natural.
Existem, ainda, resturantes extremamente refinados que oferecem experiências multi-sensoriais mais avançadas. Uma delas, no Ibiza Sublimotion, leva o consumidor por um jantar de três horas com mais de 20 pratos diferentes.