A BlackBerry deve continuar a lançar celulares com o sistema operacional Android – mas o teclado físico, que sempre foi sua marca registrada, deve ficar de lado. É isso que indica uma imagem vazada pelo jornalista Evan Blass, que mostra o design de um novo aparelho da marca com tela sem bordas e sem teclas rígidas em sua parte frontal.
De acordo com Blass, o novo dispositivo tem o codinome de “Ghost” e está sendo fabricado pela empresa indiana Optiemus – uma das três fabricantes de celulares que adquiriu o direito de lançar aparelhos sob o nome “BlackBerry”. Também por isso, o novo celular deve ser lançado primeiro na Índia e só depois chegar ao resto do mundo. O tweet de Blass pode ser visto abaixo:
BlackBerry ‘Ghost’: a bezel-less, premium Android handset from licensee Optiemus; coming soon to India. pic.twitter.com/KTAvKbDl5v
— Evan Blass (@evleaks) 26 de fevereiro de 2018
Segundo o site CrackBerry, a Optiemus era a única das três licenciadas da BlackBerry que ainda não havia lançado um dispositivo sob esse nome. Os lançamentos recentes da marca, como o BlackBerry Motion, eram frutos das outras duas empresas. O “Ghost”, no entanto, deve ser o primeiro aparelho com design “sem bordas” ao redor da tela a ser lançado com esse nome.
Esse design deve servir de indicação para o resto das configurações do aparelho: o Android Police afirma que ele será um “dispositivo Android premium”, o que indica que ele deverá ter componentes de ponta. Pode ser uma tentativa da Blackberry de recuperar o espaço que um dia ocupou no mercado de celulares – desde que o sistema Android chegou ao seu auge, a BlackBerry caiu para praticamente 0% em participação de mercado.