Nos últimos dias de setembro, uma consumidora foi ao fórum da Samsung reclamar que seu Galaxy Note 8 — comprado no dia anterior — estava travando sempre que ela tentava usar o aplicativo de chamadas.
Foi só o começo para uma pequena avalanche, pois o tópico já tem seis páginas de queixas. O Android Police analisou a conversa e há indícios de que o problema esteja com os aplicativos que dão as funções básicas ao smartphone, como fazer chamadas, mexer com os contatos e trocar mensagens.
Em alguns casos, o telefone trava completamente e só há duas formas de fazê-lo retornar: forçar a reinicialização ou esperar até que a bateria se esgote.
O curioso é que, em inglês, travamento é costumeiramente tratado como “freezing”, que se traduz para “congelamento”. Foi o suficiente para que uns e outros ligassem o problema do Note 8 ao do Note 7, que, em vez de “congelar”, podia pegar fogo e explodir.
O caso atual, entretanto, é bem menos problemático, embora chato para quem desembolsou US$ 1.000 pelo aparelho — isso lá fora, já que no Brasil ele custa a partir de R$ 4.400. A Samsung ainda não se pronunciou sobre a questão, mas é provável que ela possa ser resolvida por meio de atualização de software.