Um estudo realizado pela SimilarWeb mostra que as redes sociais já não estão mais tão atraentes (e viciantes) quanto antes. A pesquisa revelou que os usuários estão gastando menos tempo de seus dias conectados aos sites e aplicativos.
O levantamento foi medido de acordo com dados registrados em celulares Android que calculam o tempo gasto nas principais redes sociais atuais: Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat. O estudo foi feito durante os primeiros trimestres de 2015 e de 2016 em nove países: Austrália, Alemanha, África do Sul, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Índia e Reino Unido.
Os resultados comprovaram que o Instagram foi a rede social que mais sofreu no período, já que os usuários cadastrados agora passam 31% menos tempo no site do que em 2015. O Twitter, que está em queda atualmente, obteve baixa de 22%. Por fim, Snapchat e Facebook sofreram redução de 13,3% e 6,25% respectivamente no quesito.
A pesquisa ainda mostra que o Brasil é o segundo país em que os usuários passam mais tempo conectados às redes sociais, com 44 minutos diários, atrás apenas dos Estados Unidos que fica um minuto a mais conectado. A média mundial, por sua vez, é de 33 minutos.