O Google não é uma empresa especializada em hardware; seu negócio é software, internet e publicidade. Nos últimos anos a companhia tem apostado na produção de celulares, caixas de som e outros dispositivos com bastante sucesso, mas de vez em quando surgem alguns lembretes de que esta não é a atividade principal da companhia, como um vacilo que deu US$ 9.000 em celulares para um usuário que apenas queria um reembolso.

Um usuário do Reddit identificado como Cheetohz contou o caso na plataforma. Ele adquiriu um Pixel 3 com defeito e estava conversando com o Google para obter seu dinheiro de volta e devolver o aparelho. No entanto, uma série de acontecimentos esquisitos se sucederam.

Primeiro, ele devolveu o dispositivo e pediu seu dinheiro de volta. No entanto, ele só recebeu US$ 80 de volta, referente ao imposto de venda, mas o Google não devolvia os US$ 900 referentes ao valor do aparelho. Após reclamar, ele não recebeu o dinheiro de volta, mas sim 10 unidades do Pixel 3 “Not Pink” de 128 GB de armazenamento.

A lei dos Estados Unidos é bem clara nesse aspecto: você não pode ser obrigado a devolver produtos que sejam enviados para você, então os celulares são legalmente do usuário, que poderia guardá-los ou vendê-los para obter o tão aguardado reembolso (e mais alguns trocados), com um lucro de US$ 8.000 na operação.

No entanto, o rapaz ainda recorreu ao Reddit para tentar chamar a atenção para seu caso e conseguir contatar o Google para devolver os celulares e conseguir o reembolso da maneira convencional. A técnica deu resultado; a empresa entrou em contato de forma privada para devolver os valores e combinar um método para a devolução dos smartphones.

Como explicou o rapaz em uma segunda publicação, no fim das contas, o Google devolveu o dinheiro ao comprador por meio de créditos no Fi, a operadora de telefonia celular da empresa, de modo que ele provavelmente não precisará se preocupar com sua fatura do plano de dados por alguns meses. Um final feliz para todos os envolvidos.