A Comissão Europeia informou nesta terça-feira (4) que irá investigar a aquisição da Fitbit pelo Google, anunciada em novembro passado. O órgão não confia nas promessas do Google de que os dados coletados pelas pulseiras da Fitbit não serão usados para exibir propagandas ainda mais personalizadas aos usuários.
“Os dados coletados por aparelhos de pulso parecem… ser uma vantagem importante no mercado de publicidade online“, disse a comissão. “Ao aumentar a vantagem de dados do Google na personalização dos anúncios que ele exibe através de seu mecanismo de busca e em outras páginas, seria difícil para rivais se igualar aos serviços de publicidade online do Google”.
O Google respondeu ao anúncio com um post em seu blog europeu, assinado por Rick Osterloh, Vice-Presidente Sênior de Dispositivos e Serviços da empresa. No texto, o executivo afirma: “deixamos claro desde o início que não usaremos os dados da Fitbit para anúncios do Google”.
“Recentemente nos propusemos a assinar um contrato legal com a Comissão Europeia sobre nosso uso dos dados da Fitbit”, diz. “Como fazemos com todos os nossos produtos, daremos aos usuários do Fitbit a opção de consultar, mover ou excluir seus dados”.
A Comissão também se preocupa com o impacto que a aquisição pode ter no mercado europeu de dispositivos fitness, mais especificamente na interoperabilidade de aparelhos de concorrentes do Google com dispositivos Android.
Osterloh afirma que “acreditamos que a combinação dos esforços de hardware do Google e da Fitbit irá aumentar a competitividade no setor, tornando a próxima geração de dispositivos melhor e mais barata… Continuaremos a suportar ampla conectividade e interoperabilidade entre nossos produtos e os de outras companhias”.
Fonte: The Verge