União Europeia quer criar ‘imposto digital’ mesmo sem acordo global

Proposta de tributar faturamento de gigantes de tecnologia está parada no bloco europeu, mas ainda deve ser debatida em nível global
Redação16/09/2019 22h00, atualizada em 16/09/2019 23h51

20190916064248

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A União Europeia (UE) planeja adotar um imposto sobre serviços digitais mesmo na ausência de um acordo global sobre o chamado ‘imposto da web’. Quem afirma é Paolo Gentiloni, Comissário da UE para Assuntos Econômicos.

Ele explica que sua primeira tarefa será verificar se é possível incluir um imposto da web em nível global, já que essa seria a solução mais eficaz. “A Comissão tentará chegar a um acordo até 2020, mas, se isso não for possível, minha missão será propor um imposto europeu sobre a web. Não estamos preparados para esperar”, diz, em entrevista ao jornal La Stampa.

A criação de um tributo digital na Europa é objeto de debate há tempos, mas alguns países resistem. A proposta institui uma taxa sobre o faturamento de grandes empresas de tecnologia na UE, tendo em vista o poderio de mercado dessas companhias e a necessidade de trazê-las à economia real. Diante da falta de acordo, países como França, Itália e Espanha já se preocupam em criar impostos nacionais.

Fonte: Reuters

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital