DUBLIN, Irlanda – Quando Mark Zuckerberg divulgou o primeiro vídeo sobre o Reactions, na última quinta-feira, 8, o recurso já havia aparecido para algumas pessoas aqui na Irlanda, o que inclui este repórter. Então comecei a usar a novidade para tentar entender se ela tem potencial para nos fazer mudar mais uma vez a nossa forma de se comunicar pela internet – e a minha resposta, por ora, é: sim.

O Reactions é a resposta do Facebook ao tão requisitado botão “dislike”. Em vez de criar uma ferramenta com potencial para transformar os posts em rankings de opiniões favoráveis ou contrárias, a rede preferiu ir além, dando aos usuários maneiras mais claras de se expressar com relação ao conteúdo postado.

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Surgiram, assim, seis emoticons animados apelidados de “Amor”, “Haha”, “Yay”, “Wow”, “Triste” e “Bravo”. No computador, eles aparecem quando você mantém o ponteiro do mouse por algum tempo sobre o Like e, no smartphone, após pressionar e segurar o Like. São opções suficientes para que as pessoas deixem claro o que sentiram quando viram o post, mas há rumores de que essa paleta aumentará futuramente – o que não me parece boa ideia.

Today we’re launching a test of Reactions — a more expressive Like button. The Like button has been a part of Facebook for a long time. Billions of Likes are made every day, and Liking things is a simple way to express yourself.For many years though, people have asked us to add a “dislike” button. Not every moment is a good moment, and sometimes you just want a way to express empathy. These are important moments where you need the power to share more than ever, and a Like might not be the best way to express yourself.At a recent Townhall Q&A, I shared with our community that we’ve spent a lot of time thinking about the best way to give you better options for expressing yourself, while keeping the experience simple and respectful. Today we’re starting to test this.Reactions gives you new ways to express love, awe, humor and sadness. It’s not a dislike button, but it does give you the power to easily express sorrow and empathy — in addition to delight and warmth. You’ll be able to express these reactions by long pressing or hovering over the Like button. We’re starting to test Reactions in Ireland and Spain and will learn from this before we bring the experience to everyone. We hope you like this – or can better express how you’re feeling!

Posted by Mark Zuckerberg on Thursday, October 8, 2015

Muita gente ficou preocupada com a possibilidade de o novo sistema deixar o Facebook poluído, mas na verdade ele transforma a rede social em algo ainda mais dinâmico. Só o Like e os botões de comentários e compartilhamentos mantêm o azul tradicional do site; como os emoticons do Reactions são feitos em tons de amarelo e vermelho, eles acabam deixando os posts, digamos… mais vivos.

Bastaram algumas horas de navegação tendo a novidade à disposição para entender que o Like realmente é um sistema de avaliação completamente ultrapassado. Ele pode funcionar bem no YouTube, onde é preciso indicar apenas “gostei” e “não gostei”, mas o Facebook é complexo demais para depender de um único modelo de expressão. “Nem todo momento é um boom momento e às vezes você só quer uma forma de demonstrar empatia”, comentou Zuckerberg. E as pessoas já entenderam isso; navegando por páginas de sites irlandeses é possível ver que os usuários locais se adaptaram rapidamente ao Reactions.

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Internamente, por enquanto os novos emoticons serão interpretados apenas como likes, então os administradores de páginas não terão como avaliar o tipo de resposta recebido em cada post – mas é algo que a rede social deve alterar assim que o Reactions for liberado em outros países.

Ontem, ao falar sobre a novidade, Zuckerberg se mostrou empolgado com o que chamou de “um botão Like mais expressivo”, e eu também estou. Mesmo com apenas um dia de uso, já deu para perceber que o pessoal do Facebook acertou na ideia. Agora é só esperar até que ela seja expandida.