A Uber anunciou ontem uma parceria com a empresa Yext, especializada em gerenciar dados de localização para fins de marketing e publicidade. Um dos frutos da parceria é que algumas viagens da empresa no futuro poderão mostrar propagandas aos passageiros por meio do aplicativo enquanto ele viaja até o seu destino.

O anúncio é uma continuação do projeto “Trip Experiencies” da empresa, anunciado em janeiro. Esse projeto permite que algumas empresas e marcas mostrem propagandas aos usuários por meio do app da Uber, caso eles dêem permissão para tal. No entanto, a parceria com a Yext deve oferecer alguns recursos adicionais para convencer usuários a dar essa permissão.

Ir de Uber até lá

publicidade

Com a parceria, empresas poderão acrescentar um botão “ir de Uber até lá” ao seu site ou aplicativo. Esse botão integrará o site ou aplicativo ao app da Uber, permitindo que um carro seja chamado para o endereço da loja física com apenas um botão. Esse recurso é possível graças à dispoinibilização da API do Uber, que aconteceu em agosto de 2014.

Fazendo isso, no entanto, o usuário autoriza a loja ou serviço a lhe mostrar propagandas no aplicativo do Uber durante a viagem. Em comunicado ao The Verge, a Yext comentou que essas propagandas poderão vir na forma de “um banner na parte innferior linkando para conteúdo relevante ao lugar aonde eles estão indo – cardápio de restaurante, serviço de concierge de hotel, etc”.

Propaganda útil

No futuro, essas propaganads também poderão se expandir para oferecer mais funcionalidades. Ainda ao The Verge, o gerente de produtos da Uber, Chris Saad, disse que a ideia é “tirar todo o atrito do processo de levar consumidores até a porta” dos negócios. Há a possibilidade, por exemplo, de que o usuário que esteja indo a um bar peça já uma rodada de bebidas por meio do app enquanto vai até lá. Empresas e marcas também poderão oferecer descontos e promoções caso a integração com o Uber seja usada.

Embora a empresa não tenha anunciado uma data para que esse recurso comece a funcionar, é provável que algumas parcerias já comecem a aparecer ao longo dos próximos meses. Como trata-se de um recurso vinculado a empresas e negócios, também dependerá delas criar maneiras interessantes de utilizar a integração com o app.