A Uber perdeu a permissão para testar carros autônomos no estado do Arizona, nos Estados Unidos. É lá que fica a cidade de Tempe, onde na semana passada um veículo autônomo da empresa se envolveu em um acidente que resultou na morte de uma pessoa.
Logo após o atropelamento, a própria Uber anunciou a paralisação dos testes de carros autônomos não apenas em Tempe, mas também em todas as outras cidades em que eles aconteciam.
Agora a empresa está impedida de retomar os experimentos em todo o estado do Arizona. O governador Doug Ducey enviou uma carta ao CEO da Uber, Dara Khosrowshahi informando da decisão.
Na carta, o governador do Arizona diz que considerou as imagens de vídeo do acidente “perturbadoras e alarmantes”, e também que o caso levanta “questões sobre a capacidade da Uber de continuar testando no Arizona.”
À CNN, a Uber lamentou a proibição e lembrou que interrompeu as operações por conta própria, e também está disposta a colaborar com as investigações. “Vamos manter o diálogo aberto com o gabinete do governador para solucionar preocupações que eles tenham.”
O Arizona é um dos estados mais abertos para os testes de veículos autônomos. O governador Ducey assinou no começo do mês um decreto permitindo tráfego de carros autônomos sem motoristas de apoio. Além da Uber, a Waymo, divisão de veículos autônomos da Alphabet, também testa os carros nas ruas do estado norte-americano.