O sistema de avaliação por estrelas da Uber não evite que você reencontre um motorista ou passageiro de quem não tenha gostado. A descoberta foi do site norte-americano The Huffington Post, que ouviu colaboradores e clientes da Uber que confirmaram já ter reencontrado alguém a quem haviam avaliado mal.
Para quem não conhece, a Uber oferece um serviço de transporte particular por meio de um aplicativo para smartphone. Após uma viagem com um dos carros disponíveis pela empresa, o usuário poe dar uma nota, que vai de 0 a 5 estrelas, para o motorista. O mesmo vale para o motorista, que também pode avaliar o passageiro.
Esse sistema faz com que motoristas com nota média baixa sejam banidos da plataforma, e que o mesmo aconteça com clientes desagradáveis. Acontece que se você, passageiro, avaliar mal um motorista – ou vice-versa -, nada impede que ambos se encontrem novamente em uma futura viagem, pelo sistema da Uber, segundo fontes ouvidas pelo Huffington Post.
A empresa não quis comentar o assunto, mas seu principal rival nos EUA, o Lyft, fez questão de comparar sua oferta. De acordo com um porta-voz do serviço, ao contrário do que acontece na Uber, um passageiro que deu nota menor do que 4 para um motorista do Lyft nunca mais o encontrará em futuras viagens – e o mesmo vale para o motorista que avaliou mal um passageiro.