A Uber liberou hoje uma nova funcionalidade para programadores, que permite que eles incluam um botão “Ir de Uber” em seus aplicativos. O botão, quando acionado pelos usuários, abrirá o aplicativo do Uber, já chamando um carro para a localização do usuário com destino ao local selecionado.
Segundo a empresa, o botão pode ser inserido em outros aplicativos com “apenas algumas linhas de código”. Uma das intenções da empresa com a novidade é se manter fiel ao seu slogan de “aperte um botão e chame um carro”. Um aplicativo de restaurantes, por exemplo, poderia colocar o botão ao lado de cada endereço, facilitando a vida do usuário.
Outra de suas intenções é adquirir novos clientes: todos os usuários verão o botão, mesmo os que não têm o Uber instalado em seus dispositivos. Para eles, o botão evará à página de download do aplicativo. A Uber dará a aplicativos com o botão US$ 5 cada vez que o botão trouxer um novo usuário para o aplicativo de transporte.
Mas há um porém: a política do uber impede que o botão seja colocado ao lado de botões ou links semelhantes para aplicativos que concorrem com o serviço, tais como o Lyft. A empresa disse ao TechCrunch que isso é porque eles desejam oferecer uma “experiência consistente em outros aplicativos”.