Uber lança nova modalidade de corridas compartilhadas no Brasil; conheça

Renato Santino30/10/2018 18h18, atualizada em 30/10/2018 19h00

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A Uber anunciou nesta terça-feira, 30, a chegada de uma nova modalidade de corridas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Chamada de “Uber Juntos”, o novo serviço chega para substituir o “UberPOOL” nas capitais paulista e fluminense, prometendo corridas compartilhadas mais baratas e rápidas e que se assemelham bastante ao funcionamento de um ônibus.

O novo serviço tem uma diferença fundamental na comparação com o POOL. Usuários do UberPOOL reclamavam de que as viagens da modalidade demoravam demais porque o motorista precisava dar muitas voltas e sair da rota com frequência para buscar outros passageiros. O Juntos surge justamente para tentar mudar essa situação.

Em vez de fazer o motorista sair da sua rota com frequência, o Uber Juntos faz com que o usuário vá a um ponto de encontro mais conveniente para iniciar seu trecho da viagem. Na prática, isso significa que o carro da Uber passa a funcionar praticamente como um ônibus público, que não vai até a porta da sua casa nem te deixa na entrada do escritório, mas encontrará um local que seja mais adequado para ambas as partes para agilizar a viagem, privilegiando um caminho reto que seja mais rápido para todos os passageiros envolvidos na corrida.

Segundo a empresa, ao pedir um carro na modalidade Uber Juntos, o passageiro precisará, necessariamente, esperar dois minutos antes que seja definido um ponto de encontro com o motorista. A empresa também promete que a distância do usuário para o ponto de encontro nunca será maior do que alguns minutos de caminhada.

A Uber promete que a nova modalidade deverá ser 35% mais barata do que as corridas no UberX convencional. Em SP, nos primeiros meses o preço será 50% menor que o do UberX para incentivar o uso; já no RJ, a Uber iniciou uma promoção que permitirá usar o Uber Juntos por apenas R$ 4, colocando o valor próximo de uma corrida de ônibus convencional.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital