O Uber anunciou um recurso que deve facilitar a comunicação entre motoristas e passageiros: o aplicativo vai ganhar suporte a chamadas VoIP, permitindo que parceiros da empresa usem o pacote de dados para conversar com clientes, em vez de ter que gastar minutos de chamadas telefônicas de voz.
A funcionalidade tinha sido anunciada em junho pela empresa e estava em fase de testes, mas agora começou a ser liberada para todos os usuários pelo planeta. A disponibilização vai ser feita aos poucos: a atualização vai chegar aos poucos à base de usuários, incluindo para o Brasil.
“Chamada de dados agora é muito mais barata do que chamada de voz” em alguns mercados, argumentou o gerente de produtos para comunicações do Uber, Gagan Mac, em um evento em San Francisco, nos Estados Unidos. Além disso, o recurso facilita a vida de motoristas de outra maneira: eles não precisam mais sair do app do Uber para ligar para um passageiro, podendo fazer isso na mesma interface usada para gerenciar viagens e rotas.
Com isso, o Uber ganhou uma quarta maneira de motoristas e passageiros conversarem. Além de ligações telefônicas, o contato podia ser feito via mensagens SMS e por um chat interno do app do Uber. Quando o motorista tenta entrar em contato com o passageiro, por exemplo, o aplicativo vai dar a opção de escolher entre chamada de voz ou por VoIP.
Para passageiros, o recurso pode ser útil em certas situações, como em viagens internacionais – usando um pacote de dados, uma pessoa pode conversar facilmente com um motorista via VoIP, em vez de ter que usar uma chamada telefônica.