Após um período de testes de três meses em Nova York, a Uber anunciou nesta segunda-feira, 9, a aquisição da startup norte-americana Jump. A empresa é responsável por oferecer um serviço de compartilhamento de bicicletas por aplicativo.

Desde janeiro, usuários da Uber nos Estados Unidos já podiam encontrar uma bike para aluguel no aplicativo de carros particulares em algumas cidades. Agora, o serviço da Jump será integrado às outras modalidades de transporte da Uber.

O valor do negócio não foi divulgado, mas o TechCrunch estima que a Jump seria avaliada em cerca de US$ 100 milhões. No anúncio oficial, o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, disse que a aquisição ajuda a empresa na sua missão de “agregar múltiplos modos de transporte dentro do aplicativo Uber”.

Vale lembrar que, em algumas regiões, a Uber oferece também transporte por lancha e por helicópteros, sem falar no UberEats, um serviço de entrega de comida que conecta restaurantes a motoristas ou motociclistas autônomos.

A Jump possui atualmente 12 mil bicicletas que podem ser compartilhadas livremente, monitoradas por GPS, sem a necessidade de estações fixas. A startup atua em 40 cidades de seis países ao redor do mundo. O plano da Uber é levar o serviço a um público global.

Recentemente, a startup Yellow anunciou que vai trazer 20 mil bicicletascom GPS e sem estação fixa para São Paulo. A empresa é fundada por ex-executivos da 99, que é rival da Uber. Portanto, não seria surpresa se a Uber trouxesse seu recém-formado serviço de bikes ao Brasil de olho nessa concorrência.