O Twitter também divulgou seus resultados financeiros para o segundo trimestre de 2018. Mas ainda que tenha registrado um lucro recorde na casa dos 100 milhões de dólares, a rede social viu seu número de usuários diminuir em 1 milhão. O resultado em parte negativo ressoou mal no mercado e fez as ações da empresa caírem quase 20%.

A queda no total de pessoas conectadas se deu nos EUA, onde o Twitter havia registrado 69 milhões de usuários ativos mensalmente no primeiro trimestre e 69 milhões no segundo. Ao redor do mundo, o número se manteve estável, na casa dos 267 milhões – totalizando 335 milhões. O número de pessoas que usam a rede social todos os dias, no entanto, cresceu: de um trimestre para o outro, a porcentagem foi de 10 para 11%.

Em termos financeiros, a receita da empresa deu um salto de 574 para 711 milhões de dólares na comparação do segundo trimestre de 2017 para o de 2018, impulsionado principalmente pelos ganhos com publicidade. Esse crescimento se refletiu nos lucros: no mesmo período do ano passado, o Twitter havia perdido 116 milhões de dólares. Neste, ganhou 110 milhões.

Este já é o terceiro trimestre seguido que a companhia registra lucros em vez de prejuízos, mas é o primeiro em tempos em que rede social perde usuários. E mesmo que o dinheiro continue entrando, a perspectiva de crescimento da base de audiência é ruim – tanto que o próprio Twitter admite que o número de pessoas ativas mensalmente deve continuar caindo aos poucos no próximo trimestre.