O Twitter confirmou nesta terça-feira, 7, uma mudança em sua principal característica e liberou de forma oficial a publicação de mensagens com até 280 caracteres, dobrando o limite anterior de 140.
O recurso foi anunciado no final de setembro, mas até então estava em fase de testes para um grupo seleto de usuários. Havia, no entanto, uma forma de furar essa fila de espera e burlar o limite antes da hora, mas o recurso não era oficial.
Na visão da empresa, a alteração deve tornar mais fácil a comunicação entre usuários, permitindo publicar textos sem se preocupar tanto com a edição. Além disso, as estatísticas da empresa indicam que a experiência de usuário na timeline deve mudar pouco porque, durante o período de testes, apenas 5% dos tweets tinham mais de 140 caracteres e só 2% tinham mais de 190.
“Historicamente, 3,5% dos Tweets em português e 9% dos Tweets em inglês atingem o limite de 140 caracteres. Isso reflete o desafio de encaixar um pensamento em um Tweet, muitas vezes resultando em muito tempo gasto na edição e até mesmo na desistência de publicação. Com a contagem de caracteres expandida, esse problema foi amplamente reduzido – apenas 0,2% dos Tweets em português e 1% dos Tweets em inglês atingiram o tamanho limite dos 280 caracteres durante a experimentação”, diz o comunicado enviado pela empresa ao Olhar Digital.