O Twitter lançou nesta quinta-feira, 28, o seu Central de Transparência de Propagandas. A medida, anunciada no último ano, permite que qualquer usuário saiba de todas as publicidades mostradas na rede social em um período de sete dias. No caso de anúncios políticos, o microblog promete revelar até mesmo quem pagou pela inserção.
Com abrangência global, a nova Central de Transparência de Propaganda do Twitter promete oferecer uma visualização similar à de buscas na rede social. Ao entrar na página, o usuário poderá pesquisar e visualizar todas os tuítes promovidos nos últimos sete dias. Não será necessário nem mesmo estar logado no microblog para acessar essas informações.
No caso das eleições norte-americanas, o Twitter exibirá ainda mais dados sobre anunciantes. Além de mostrar a campanha em si, a rede social incluirá ainda informações como quem está pagando pela inserção, os custos e as impressões alcançadas pela publicidade. Além disso, a rede pretende mostrar também qual era o público-alvo inicial do anúncio.
Por enquanto, a Central de Transparência de Propagandas está exibindo apenas os anúncios referentes às eleições parlamentares dos Estados Unidos, mas deve ampliar seu alcance em breve. Por enquanto, a rede ainda não revelou se pretende expandir as regras de anúncio político para outros países, como no pleito brasileiro em outubro.
Nos últimos meses, diversas empresas de serviços online têm sido pressionadas a serem mais transparentes com os usuários. O movimento é consequência do escândalo do uso indevido de dados de perfis do Facebook pela Cambridge Analytica. O caso levou diversos países a aprovarem legislações mais restritivas de proteção à privacidade dos internautas.