O Twitter segue em seu esforço para desmentir e coibir o engajamento de postagens contendo desinformação, agora estendendo o recurso de alerta de usuários para o caso de você tentar curtir uma postagem marcada pela rede como duvidosa, segundo informou a empresa na segunda-feira (23). A medida já é aplicada hoje com os retuítes.

Essa prática começou com as campanhas presidenciais nas eleições dos Estados Unidos, no início do mês. Na ocasião, alguns tuítes do presidente e candidato Donald Trump acabaram sendo marcados pelo rótulo de informação duvidosa. Agora, os alertas para curtidas devem começar a aparecer nesta semana para usuários iOS – com o Android vendo o recurso “nas próximas semanas”.

Vale lembrar que a novidade já estava rodando em fase de testes há cerca de duas semanas.

De acordo com o Twitter, o alerta de retuítes comentados reduziu a disseminação de informações questionáveis em 29%. A ideia é que esse número agora aumente, ao agir em conjunto com outras práticas: recentemente, a empresa também mudou a regra dos retuítes, impedindo que você simplesmente clique no ícone para ecoar um post, sendo imediatamente levado ao editor de texto para compartilhar o material como uma citação.

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Tuíte com alerta de desinformação postado na conta do presidente Donald Trump, recentemente derrotado nas últimas eleições. Imagem: Twitter/Reprodução

Ainda não se sabe se a medida será fixa, uma vez que a empresa já afirmou no passado que os alertas deveriam ficar “pelo menos até” o fim das eleições. O candidato Joe Biden já venceu o pleito há três semanas, mas os alertas ainda estão firmes.